Fundada em: 14/06/2002
CNPJ: 05954415/0001-18
Sede Provisória: Rua Jacarandá, 155 – Bairro São Jerônimo – CEP: 94040-110
Contato: Andrea Linck (51) 3489.1442 - 8526.8782
andreaflinck@hotmail.com
Queridos Amigos da Rede Novelo!
Venho através desta apresentar a vocês um breve histórico da ADVA.
A ADVA – Associação dos Deficientes Visuais e Amigos de Gravataí e Grande Porto Alegre foi fundada em 14/06/2002, pelo Sr Paulo Fernando Farias Viera e outros, que a ele se reuniram nesta data tão importante.
Hoje é presidida por mim, Andréa Fernanda Jesus Linck, desde 28 de agosto de 2009, esta matriculada sob CNPJ 05954415/0001-18 e temos uma média de 90 associados, entre deficientes visuais e amigos.
Entre um dos nossos maiores feitos esta a campanha para doação de livros para a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, onde foi inaugurado na noite de 21 de Junho de 2006, o Espaço Braille da biblioteca, onde 144 livros foram doados pelos associados da ADVA, para fazerem parte do 1° acervo da mesma.
Também participamos todos os anos da Semana Estadual das Pessoas com Deficiência, que ocorre sempre nos dias
A ADVA luta pelos direitos dos deficientes visuais, pela sua integração na sociedade, pois é triste saber que muitos deficientes ainda são extremamente dependentes, que não saem de casa por não terem passe livre, por não possuírem documentação ou até mesmo benefícios.
Queremos que os preconceitos sejam reduzidos, que a nossa sociedade que se diz tão “aberta, longe de preconceitos”, realmente abra os olhos e como bons cidadãos que todos devemos ser, se coloque no lugar daqueles que foram privados deste sentido, ou melhor, dizendo, a meu ver, deste dom que é a visão!
Porque meus amigos não há nada melhor que ver! Ver o verde das árvores, as cores do arco-íris depois de um dia de chuva, um canteiro florido, as cores da nossa bandeira e até mesmo as cores do nosso time!....Sei que muitos discordam e pensam utopicamente que quando Deus nos priva de algo, somos recompensados de alguma forma, concordo com isso, porque todo deficiente visual consegue ver com “os olhos do coração, sentir as flores pelo tato ou cheiro”, mas se vocês pararem e lembrarem-se daquela nossa brincadeira de vendar os olhos lembrarão o quão difícil é não enxergar, nem que seja por apenas uns minutos, o que dirá a vida inteira? E como vivo dizendo, quem é que pode ter certeza que um dia essa, não será a nossa realidade? Então porque esperar que aconteça, para só assim lutarmos pelos direitos dos deficientes visuais? Por que não agora, afinal a união faz a força!
A história já nos mostrou que juntos somos fortes e que nada pode abalar nossos sonhos. A luta é um reflexo de uma sociedade determinada a construir um mundo melhor, com mais igualdade para todos!
E hoje venho até vocês, parceiros da Rede Novelo mostrar as nossas dificuldades, como por exemplo:
- local para nossa sede própria;
- a contabilidade da ADVA;
- convênio com médicos, farmácias, dentistas, exames;
- acompanhamento psicológico;
- acompanhamento em assistência social;
- curso de orientação e mobilidade e montagem de uma sala de AVD – atividades da vida diária, sendo que estes dois só serão possíveis quando tivermos um local próprio ou que uma instituição faça conosco uma parceria para utilizarmos um espaço;
- levantar fundos através de uma confraternização, isto para a possível construção de nossa sede;
- ajuda se possível para elaborar projeto social;
- auxílio para adequar os projetos já existentes;
- ajuda para projeto de pesquisa.
Obrigada meus amigos pela atenção de vocês e que se faça a Rede Novelo!!!
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!