CCUIDA
Centro de Combate ao Uso Indevido de Drogas e Álcool
CNPJ 10.659.482/0001-40


FINALIDADE

Somos uma entidade civil, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem por finalidade:

1. Combater o uso de drogas em todas as formas que se apresenta.
2. Conscientizar o dependente químico sobre o mal que o uso de drogas causa.
3. Conscientizar e ajudar a família do dependente químico a lidar com o usuário de drogas.
4. Realizar eventos, palestras, seminários e reuniões, visando a produção de conhecimento, informação e prevenção em torno da questão drogas.
5. Realizar atendimento individual, visando um programa terapêutico personalizado (consulta, psicoterapia, atendimento médico-psiquiátrico, psicológico, dentre outros).
6. Realizar atendimento grupal (grupo operativo, terapêutico, de orientação, de informação e de ajuda mútua, bem como atividades sócio-terápicas).
7. Estabelecer parcerias com entidades nacionais e estrangeiras que visem os mesmos objetivos.
8. Publicar periodicamente Boletim Informativo dirigido a toda a comunidade, bem como outras formas de divulgação do trabalho desenvolvido pelo CCUIDA.
9. Construir um Centro Terapêutico.


SEDE PROVISORIA ADMINISTRATIVA – Gravataí

1. Organização administrativa propriamente dita.
2. Marketing social e captação de recursos para aquisição do núcleo de internação.
3. Organização de eventos, palestras, seminários e reuniões, visando produção de conhecimento, informação e prevenção em torno da questão drogas.
4. Estabelecimento de parcerias com a rede governamental e não-governamental de assistência social e saúde no sentido de combater o uso indevido de drogas e álcool.


PROJETO UNIDADE DE INTERNAÇÃO INFANTO-JUVENIL - Gravataí

O Centro de Combate ao Uso Indevido de Drogas e Álcool – CCUIDA aborda a questão da drogadição interdisciplinarmente referindo-se ao trabalho e estudo de diversos profissionais em determinada área, implicando necessariamente na integração dos mesmos para uma compreensão mais ampla do assunto. Adota um modelo recursivo de tratamento, ou seja, atento para as relações e os contextos envolvidos. Busca, em construção com a família da pessoa com dependência química, alternativas numa terapia voltada para a solução, seguindo uma visão multidimensional, pois a dependência química tem várias facetas.

O regime de tratamento NA UNIDADE INFANTO-JUVENIL deve seguir o modelo socioterápico seguindo-se as medidas de proteção estabelecidas no Estatuto da Criança e do Adolescente. Objetiva o bem-estar do individuo integralizando fatores biológicos, históricos e sócio-culturais, tendo como foco principal o tratamento da dependência química.
O tratamento caracteriza-se por proporcionar à criança e ao adolescente recursos positivos dentro dos aspectos físico, psíquico, biológico e espiritual para que este consiga manter-se em recuperação após sua alta.

A internação deve durar minimamente o tempo de três meses e objetivar as etapas do processo respeitadas a individualidade e a fase de desenvolvimento do residente.

A criança e/ou adolescente candidato ao tratamento deverá ser avaliado (triagem) para ingressar no serviço e após admissão acompanhado por equipe interdisciplinar.

Compõe a PROGRAMA TERAPÊUTICO acompanhamento psicológico individual e grupal, acompanhamento psiquiátrico individual e grupal, acompanhamento médico clinico geral individual, atividades de educação física, acompanhamento social, oficinas terapêuticas de musica, dança, teatro e desenho/pintura; espiritualidade; grupos de Prevenção à Recaída, grupos de Manejo da Fissura; noções de recuperação Filosofia 12 PASSOS; orientação do grupo ALATEEN, orientação familiar, grupos multi-familiares, Psicopedagogia.

Contato:
Sede Provisória Administrativa em Gravataí - Bairro Neópolis
(51) 3496.3617
Coordenadora Técnica: Márcia C. H. Souza
marcia@ccuida.org.br

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Copyright @ Rede Novelo | Floral Day theme designed by SimplyWP | Bloggerized by GirlyBlogger